O azul tiffany é uma cor delicada e sofisticada que chama muita atenção por onde passa.
Se o que você está buscando é uma tonalidade cheia de energia e vitalidade, vale a pena ficar com a gente até o final deste artigo para conferir dezenas de ideias sobre como usar o azul tiffany na decoração…
Antes disso, vamos conversar um pouco sobre a história e os significados por trás dessa cor?
Azul Tiffany: de onde vem esse nome?
A mais famosa tonalidade de azul ganhou esse nome porque, a partir de 1845, tornou-se a principal cor da grife Tiffany & Co.
Primeiro a tonalidade foi usada para estampar a capa do livro azul da Tiffany; depois, a marca passou a utilizá-la em comerciais, embalagens e produtos; por fim, em 1998, a empresa decidiu registrar a tonalidade como marca comercial de cor.
Em uma parceria com a Pantone, o azul Tiffany foi nomeado oficialmente como a cor “Pantone 1837”, em homenagem ao ano de fundação da Tiffany & Co.
Significados da cor
Todas as cores estimulam certas sensações/emoções quando entram em contato com o cérebro humano.
No caso do azul, trata-se da cor do céu, das alturas e da clareza de pensamento. É uma cor muito ligada à lealdade, espiritualidade e aos ideais.
Já no caso específico do azul claro, ele remete à limpeza, conforto, sofisticação e harmonia.
Por ser uma cor fria, possui efeito calmante, diminuindo o ritmo de circulação sanguínea e baixando a temperatura corporal.
Como decorar a casa com essa cor?
Muitas são as possibilidades na hora de decorar a sua casa utilizando o azul tiffany. Confira algumas dicas:
Ambientes de descanso x Ambientes de trabalho
Vale começar dizendo que essa é uma das poucas cores que vão bem tanto em ambientes de trabalho quanto em ambientes de descanso.
No seu home office, por exemplo, a tonalidade cai como uma luva, pois ela estimula a atividade intelectual e favorece a concentração. O mesmo vale para o cantinho da leitura, cozinha ou qualquer cômodo que demande foco e atenção.
Por outro lado, o azul tiffany é também uma cor que tranquiliza e acalma, encaixando-se perfeitamente em quartos ou na sala de descanso.
Use, mas não abuse
Antes de começar a decorar sua casa com essa cor, é importante saber que ela geralmente serve para dar destaque a alguns pontos do projeto.
Alguns móveis, uma parede, um revestimento… Essa é a forma recomendada para usar o tiffany em sua decoração.
É claro que você vai encontrar imóveis “carregados” com a tonalidade, mas, por se tratar de uma cor excêntrica, isso não é o mais recomendado.
Cores que combinam com azul tiffany
- Branco
- Preto
- Rosa
- Cinza
Azul Tiffany – Ideias de decoração
Confira abaixo algumas ideias de decoração com azul tiffany que a nossa equipe separou para você conferir:
Gostou do que viu? Então não pare por aqui e continue aprendendo! Veja as nossas sugestões:
Leia mais: Paspatur: o que é e para que serve
Leia mais: Telhado de Vidro: aprenda a usar na sua casa
Leia mais: Os 5 melhores poemas de Manoel de Barros
[…] e te ajuda a levar um pedacinho do oceano para dentro de casa. Pode ser combinado com outros tons de azul, formando uma decoração monocromática, ou fazer par com diversas outras cores como rosa, branco, […]
[…] já fizemos com outros tons, como o marsala e o azul tiffany, hoje chegou a hora de fazer a cor mostarda brilhar! Abaixo você confere seus significados, […]