paspatur
Ideias de Decoração

Paspatur: O que é, Para que Serve e Onde Encontrar

O passe-partout, conhecido no Brasil como paspatur, é um acabamento muito comum em quadros decorativos no mundo inteiro…

Porém, ao mesmo tempo em que alguns quadros levam aquela margem branca característica do paspatur, a maioria das peças simplesmente é montada sem esse acabamento.

Afinal, o que exatamente é o passe-partout? Quadros com esse material são melhores ou piores? 

Fique com a gente, vamos responder todas as suas dúvidas a partir de agora!

O que é paspatur para quadros?

O paspatur nada mais é que um tipo de papel, também conhecido como “Mat Board”, que possui uma espessura entre 1mm e 1,5mm. 

Em quadros decorativos, ele é usado como margens brancas que “abraçam” a estampa, de modo a dar mais destaque a ela. 

paspatur

Pra que serve o paspatur?

O passe-partout tem dois usos práticos:

Dar destaque ao quadro – Muitas pessoas gostam de usar esse acabamento por uma questão estética. Por ser mais grosso, o paspatur é um material que deixa as bordas do quadro mais “altinhas”, transmitindo uma sensação de profundidade e causando um certo impacto visual. 

Muitas pessoas também gostam de usá-lo para fazer uma transição mais suave entre quadro e o ambiente em que ele está — aqui vale dizer que o mat board está disponível em diversas cores, e não só no branco.

Durabilidade – Esse segundo uso do passe-partout é, na verdade, bastante discutível. Antigamente, as pessoas usavam essas margens brancas para se criar um espaço entre o vidro e a estampa, evitando manchas, bolores etc. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia de impressão, quadros com e sem paspatur possuem a mesma qualidade e durabilidade. 

Significado da palavra paspatur

Nós até procuramos saber o significado da palavra paspatur, mas tudo o que encontramos foi meio vago:

  • Paspatur vem da palavra “passe-partout”, que tem origem francesa 
  • Além de significar esse papel recortado em volta de quadros decorativos, o termo “passe-partout” também se refere, no idioma francês, a uma chave mestra capaz de abrir diversas portas

Conhece a etimologia dessa palavra? Então conta pra gente nos comentários!

o que é paspatur

Quando usar?

Existem dois tipos de fãs de quadros decorativos: os que amam paspatur e os que não ligam para esse tipo de acabamento. 

Essas margens ao redor do quadro, em si, não são nem boas e nem ruins: é você quem vai decidir de acordo com seu gosto pessoal e decoração já existente na casa.

A grande vantagem do paspatur, conforme já citamos, é ter na parede um quadro com mais impacto visual. Por outro lado, esse acabamento tende a encarecer a peça e não combina com todo tipo de decoração.

Atualmente, a Empório dos Quadros não vende peças com acabamento em papel mat board, mas isso não significa que você não possa ter nossas estampas com paspatur. 

Se esse for o seu desejo, existem duas opções: 

  • Comprar apenas a impressão do seu quadro em nossa loja virtual e depois adquirir o paspatur em outro lugar, separadamente (em uma rápida pesquisa na internet você certamente encontrará várias opções). Feito isso, basta levar a impressão e o paspatur em um moldureiro e ele fará um quadro com margens de mat board para você!
  • Outra opção é imitar o passe-partout utilizando a própria estampa do quadro. Nesse caso, fazemos margens brancas e grossas ao redor da sua estampa, simulando o acabamento original.

Gostou de aprender mais sobre esse assunto? Então não pare por aqui:

Leia mais – Manoel de Barros: conheça seus 5 poemas mais incríveis

Leia mais – 5 Coisas que você precisa para uma festa na piscina inesquecível

Leia mais – 9 Dicas para decorar um apartamento masculino

Você também pode gostar...

4 comentários

  1. […] Leia mais: Paspatur: o que é e para que serve […]

  2. […] Leia mais — Paspatur: onde encontrar e para que serve […]

  3. […] Leia mais: Paspatur, o que é e como utilizar […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *