Ideias de Decoração

Plantas para apartamento pequeno: top 7 tendências entre os decoradores

Plantas para apartamento pequeno são uma grande tendência da indústria de home decor. Com a população mundial concentrando-se cada vez mais em grandes centros urbanos, ter um cantinho verde em casa é sinônimo de reconexão com a natureza e boa companhia.

Pensando em trazer para você as melhores opções de espécies de plantas que podem ser cultivadas em apartamentos, a equipe de conteúdo da Empório dos Quadros fez uma vasta pesquisa e selecionou 7 grandes vencedoras de acordo com os seguintes critérios:

  • Praticidade na hora do cultivo
  • Estética
  • Popularidade nas redes sociais

Ficou curioso(a) e quer saber mais sobre quais foram as espécies selecionadas? Então continue a leitura, pois as próximas plantinhas do seu apê com certeza estão na lista abaixo!

Plantas para apartamento pequeno: 7 melhores espécies

Só mais uma coisinha antes de você começar a devorar a nossa lista: caso esteja planejando um cantinho verde para a sua casa, não deixe de visitar a seção “Quadros Florais” da Empório dos Quadros.

Lá você encontrará uma variedade de estampas com diversas espécies para deixar o seu apartamento ainda mais aconchegante (: Pronto, vamos à lista!

1 – Espada-de-são-jorge

A Espada-de-são-jorge é, sem dúvidas, uma das plantas mais utilizadas dentro de casas e apartamentos. Isso porque ela é pequena, prática e mexe muito com o imaginário popular.

Segundo a crença de muitas pessoas, a Espada-de-são-jorge, que tem origem africana, possui o poder de afastar o mau olhado — não à toa a planta é utilizada na entrada de casas, prédios e escritório.

Além do seu suposto “super poder”, a planta é, segundo estudos divulgados pela NASA, um agente que filtra impurezas do ar, tornando o seu apartamento mais limpo e saudável!

A contrapartida é feita pelo fengshui, que NÃO recomenda a presença da espada dentro do lar. Quem segue essa filosofia crê que o formato de lança das folhas acaba por incentivar batalhas e discórdias entre os moradores da casa.

Quem tem PETs em casa também precisa pensar duas vezes antes de cultivar essa planta, já que ela tem alta toxicidade para os bichinhos.

Como cuidar da Espada de São Jorge?

Quanto à iluminação, é importante saber que a Espada-de-são-jorge gosta de meia-sombra, mas também aguenta luminosidade direta. Se precisar deixá-la em ambientes com lâmpadas, não há problemas, mas cuide para que esse cômodo tenha bastante luminosidade.

Já em relação às regas, elas devem ter um intervalo considerável: regue a Espada-de-são-jorge com um intervalo de pelo menos 15 ou 20 dias. Antes de jogar água, coloque o dedo na terra e veja se está seca.

Essa é uma planta super resistente: solos áridos, calor tropical, frio e até mesmo fumaça de cigarros, nada parece a deter.

Resiliência, beleza e baixíssima manutenção fazem desta uma das melhores plantas para apartamento pequeno!

Onde usar a Espada de São Jorge?

A Espada-de-são-jorge é super versátil e combina com vários ambientes e tipos de decorações. Você pode utilizá-la nas entradas, caso acredite em seu poder de afastar as más vibrações, mas também pode usá-la na sala, no lavabo, no quarto, na área de serviço etc.

Menções no Instagram: 39.700 (#espadadesaojorge)

2 – Costela de Adão

Em uma lista de melhores plantas para apartamento pequeno, a Costela de Adão é presença fundamental, já que é o formato preferido dos decoradores na hora de montar cantinhos verdes ou pensar em quadros decorativos de folhas tropicais.

Nativa do México, a Monstera deliciosa possui caules grossos e folhas super charmosas e perfuradas. Ela traz um toque único de tropicalidade à sua decor… Você vai amar!

Como cuidar da Costela de Adão?

Elegante e fácil de cuidar, essa é uma planta que se dá bem com a luminosidade, mas prefere a meia-sombra. Caso as folhas comecem a amarelar, esse é um sinal de que a planta está recebendo muita luz.

Quanto à irrigação, é bom saber que ela adora uma terra úmida e borrifadas periódicas.

Onde usar a Costela de Adão?

Junto com os cactos, a Costela de Adão é a planta queridinha de decoradores e donas de casa. Isso acontece porque a espécie é super versátil e pode ser utilizada em diversos tipos de ambientes.

Quer algumas dicas? Então aqui vão 4 espaços que combinam super com a Monstera deliciosa:

  • Home office
  • Mesa de jantar
  • Mesa de cabeceira do quarto
  • Rack da sala

Menções no Instagram: 77.600 (#costeladeadao)

3 – Zamioculca

Se o que você busca é uma planta que reúne beleza e praticidade acima da média, a Zamioculca talvez seja a resposta certa.

Na decoração, a planta traz um verde que é só seu, acompanhado de um brilho que a torna chamativa no ponto certo. Já para o feng shui, zamioculcas representam sorte, dinheiro e boas vibrações para a carreira.

A Zamioculca tem origem nas regiões áridas do continente africano e não é recomendada para lares com PETs ou crianças, já que todas as suas partes são venenosas se ingeridas.

Como cuidar da Zamioculca?

Assim como grande parte das plantas para apartamento pequeno, a Zamioculca é super fácil de ser mantida.

Você precisará basicamente tomar 2 cuidados: fazer uma rega por semana (antes do solo ficar totalmente seco) e deixá-la à meia sombra, já que a espécie não se dá bem com exposição direta à luz do sol.

Onde usar a Zamioculca?

Muitas pessoas adoram usar a Zamioculca já na entrada da casa, mas você também pode optar por usá-la na sala, lavabo ou até mesmo em uma mesa de cabeceira.

Menções no Instagram: 56.000( #zamioculcas)

4 – Jiboia

Dentre as queridinhas dos decoradores e donas de casa não poderia faltar a jiboia, uma planta linda e conhecidíssima!

A principal característica dessa planta é sua facilidade de adaptação. Se plantá-la em um vasinho, você terá uma jiboia pequena e reservada; quando no alto, seus caules e folhas transbordam, criando uma linda cachoeira verde suspensa; em ambientes externos, a jiboia pode ainda tornar-se uma trepadeira, cobrindo até 15 metros em forma de cerca viva!

Incrível, né?!

Como cuidar da Jiboia?

Cuidar da planta jiboia em um apartamento pequeno não é nada difícil. Esse serzinho adora luz indireta e precisa ser regado de duas a três vezes por semana durante o verão e de uma a duas vezes durante o inverno.

Onde usar a Jiboia?

Como você provavelmente já percebeu, a jiboia é uma planta super resistente e versátil que pode ser usada em um vasinho ou suspensa, criando uma decoração diferente para a sua casa!

Vasos comuns, cachepôs, suportes, prateleiras… Desperte a criatividade com as ideias abaixo:

plantas para apartamento pequeno

Menções no Instagram: 21.650 (#jiboiaplanta)

5 – Cacto Pera (ou Nopal)

Os cactos de pequeno e médio porte certamente estão entre as espécies de plantas mais utilizadas para decorar apartamentos pequenos.

Com sua forma achatada e carocinhos claros característicos, o cacto pera, também conhecido como cacto nopal, é super elegante e dará um toque todo especial à sua decor.

Apesar de não serem indicados por quem segue a filosofia feng shui (por conta de seus espinhos), são cada vez mais utilizados na decoração.

Como cuidar de cactos pera?

Provenientes de regiões áridas, os cactos são muito resistentes. Para mantê-los saudáveis, coloque-os em um local ventilado e com luz direta do sol.

Tome cuidado na hora da rega: uma colher de água por semana já é suficiente para vasos pequenos.

Onde usar os cactos pera?

As ideias para usar cactos pera na decoração são muitas. Você pode utilizá-lo sozinho ou em parceria com outros cactos/suculentas sobre mesas, em canteirinhos, ao lado do nosso quadro do seu irmão cacto mandacaru… As possibilidades são infinitas!

Menções no Instagram: 1.3M (#cactos)

6 – Violeta

plantas para apartamento pequeno

Se o que você busca nas plantas para apartamento pequeno é dar mais vida à sua decor, a resposta pode estar nas violetas!

Super coloridas e fofas, essas plantinhas são muito utilizadas pelos decoradores, mas requerem um pouquinho mais de atenção na hora do cultivo.

No feng shui, a violeta é recomendada como flor mágica que afasta a depressão e o baixo astral, ideal para ser utilizada em ambientes bem ventilados.

Como cuidar de violetas?

Violetas precisam de um lugar fresco (entre 21º e 30º) e bem iluminado para crescerem saudáveis. Mantê-las próximas à janela mais iluminada da casa é uma ótima ideia, mas tome cuidado para que ela não receba raios solares diretos.

Quanto à rega, saiba que o excesso de água é a forma mais comum de matar uma violeta. Para saber a hora certa de regar, coloque o dedo na terra: se estiver úmida, espere até secar completamente.

Onde usar violetas?

Violetas são ótimas opções para decorar seu lavabo, parapeito da janela, montar um canteiro ou usar sobre a mesa. Só não é muito indicada para o quarto.

Menções no Instagram: 58.000 (#violetas)

7 – Rosa de Pedra

Por último, vamos falar um pouco sobre a Echeveria, ou rosa de pedra, uma planta com aspecto rústico que fica incrível em vasos ou canteiros!

Ela é elegante, chamativa, original e transborda um ar zen para a sua decoração. Vamos entender abaixo como cuidar e onde usar a rosa de pedra!

Como cuidar da Rosa de Pedra?

A Echeveria gosta de luz do sol, mas apenas quando essa luz é amena, ou seja, de manhã e no fim da tarde. Para descobrir a luminosidade ideal, faça testes e veja como a coloração da planta está reagindo.

Na hora de regar, não encharque a terra para que as raízes não apodreçam. Espere até que a terra fique completamente seca para fazer uma nova rega.

Onde usar Rosa de Pedra?

A rosa de pedra combina muito com ambientes rústicos. Utilizá-la sobre móveis em madeira pode dar aquele “tchan” incrível para a decoração.

Ela é muito usada em lavabos, prateleiras e canteiros.

Menções no Instagram: 8.900 (#rosadepedra)

plantas para apartamento pequeno

Nos indique mais plantas para apartamento pequeno!

Tem mais sugestões de plantas para apartamento pequeno? Então não perca tempo e deixe um comentário abaixo do nosso artigo. Vamos adorar saber!

Você também pode gostar...

6 comentários

  1. […] esconder quadro de luz na decoração da casa? Se você está aqui, provavelmente é porque montou uma linda decor para a sua casa, mas, quando […]

  2. […] dica super legal para criar a sensação de companhia é ter um cantinho com plantas. Sejam alguns vasinhos ou até um jardim vertical, as plantas são ótimas companheiras de […]

  3. […] com folhas ou folhagens deixam o ambiente mais fresco e levam toda a vitalidade da natureza para dentro dos seus […]

  4. […] Leia mais: 7 Boas plantas para apartamento pequeno […]

  5. […] Leia mais — Plantas para apartamento pequeno: espécies ideais […]

  6. […] O imóvel é recheado de decoração verde, acabamentos em madeira e muitas plantinhas! […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *