Dicas

Anfitriã Profissional: 13 passos para receber com classe

Você é aquela pessoa que adora receber convidadas em casa, mas fica sempre um pouco nervosa no dia da recepção?

EntĆ£o, calma! VocĆŖ nĆ£o estĆ” sozinha… 

Mesmo as melhores anfitriãs podem se sentir inseguras ou confusas no dia da recepção, mas a gente promete que existe um passo a passo que, se seguido, vai garantir que a festinha corra 100% dentro do planejado. 

No artigo de hoje vamos falar sobre 13 passos prÔticos para receber suas convidadas como uma profissional. 

Nas próximas linhas você descobrirÔ todos os segredos para se tornar aquela pessoa que faz reuniões inesquecíveis e que todos gostam de visitar! 

Então vamos ao que interessa:

13 Passos para ser uma anfitriã de sucesso

Separamos este guia em dois momentos:

Antes da recepção…

anfitriã de sucesso

Passo 1 – Prepare um cantinho (ou drink) InstagramĆ”vel

Hoje em dia a regra é clara: se você não postar, você não foi! 

Perceba que, cada vez mais, as pessoas fazem questão de movimentar suas redes sociais. Você concordando ou não, é assim que as coisas funcionam.

Para ajudar suas convidadas a tirarem fotos lindas na sua festinha, você pode surpreendê-las com um cantinho instagramÔvel! Que tal?

Esse cantinho pode ser simples, desde que seja belo. Por exemplo: pode ser uma mesa de canto, decorada com algumas flores e capim dos pampas, que estĆ” super na moda.Ā 

Se fizer sentido para o seu evento, vocĆŖ ainda pode recortar algumas plaquinhas com frases bem-humoradas, igual aquelas de casamento, para que as convidadas mostrem na hora de tirar a foto.Ā 

Outra ideia interessante: se você não quiser fazer um cantinho InstagramÔvel, pode preparar bebidas InstagramÔveis que venham com um recadinho motivacional na borda. Super legal para fotos (:

drink instagramƔvel

Passo 2 – Selecione as playlists certas

O que seria da vida sem a mĆŗsica?Ā 

Na hora de receber os amigos, seja para uma festinha ou um jantar, pense nas playlists certas com antecedĆŖncia.Ā 

O Spotify jÔ fez 80% do trabalho criando playlists de acordo com a ocasião, agora cabe a você selecionar as melhores! 

Abaixo estão algumas sugestões: 

Passo 3 – Deixe o banheiro um brinco

Para as convidadas, o banheiro é o cÓmodo mais importante da casa. 

Quantas vezes você jÔ não visitou uma casa ou estabelecimento e ficou encantada com toda aquela limpeza, aromas e charme? 

Poder usar um banheiro bem limpinho e cheiroso é uma das grandes impressões que as convidadas levam para a casa, mesmo que isso pareça meio bobo. 

AlƩm de caprichar na limpeza, vale tomar alguns cuidados extras:

  • Se for receber muita gente, deixe toalhas de papel disponĆ­veis, por uma questĆ£o de higiene
  • Compre um kit com difusor e sabonete lĆ­quido para deixar sobre a pia, esse mimo faz vocĆŖ ganhar mil pontos com as convidadas
  • Prepare um kit de emergĆŖncia com alguns itens ā€œcoringaā€ como um pacote de absorventes, balas de menta e remĆ©dio para dor de cabeƧa. Deixe em uma cestinha Ć  vista para qualquer eventualidade.Ā 

Passo 4 – Pense em um cardĆ”pio democrĆ”tico

Se você vai receber pessoas em sua casa, é de bom tom perguntar a cada convidada sobre suas restrições alimentares ou alimentos de que não gosta. 

JÔ imaginou temperar o prato principal com camarão e descobrir que muitos convidadas têm alergia a frutos do mar?! 

Para evitar situações constrangedoras (e até mesmo perigosas) como essa, pergunte a cada convidada sobre suas restrições e preferências. 

TambƩm Ʃ importante descobrir se existem veganos ou vegetarianos entre eles.

Passo 5 – Selecione os melhores aperitivos

Antes do prato principal, jĆ” Ć© costume servir aperitivos para que as convidadas possam ir matando a fome enquanto tomam alguma bebida.Ā 

Nessa hora, deixe a criatividade fluir e selecione de 2 a 5 aperitivos que ficarão responsÔveis por deixar o papo muito mais gostoso e interessante.

Abaixo listamos ideias de aperitivos simples e sofisticados para vocĆŖ preparar!

Aperitivos simples para receber os amigos:

  • Mix de castanhas
  • Salgadinhos fritos
  • TĆ”bua de frios
  • Batata frita
  • Nachos

Aperitivos mais sofisticados:

  • Bruschettas
  • Tortinhas de espinafre
  • CanapĆ©s
  • Carpaccios
  • Canollis salgados

Passo 6 – Planeje com antecedĆŖncia

Se tem algo que toda anfitriã de sucesso precisa cultivar é a capacidade de se planejar com antecedência. 

Por mais que pareça simples, organizar uma recepção em casa envolve uma série de detalhes que podem gerar dor de cabeça. 

Alguns pontos para ficar atenta:Ā 

  • A louƧa que vocĆŖ tem em casa Ć© suficiente? Pense se nĆ£o estĆ” correndo o risco de faltar talheres, copos ou taƧas no meio da festa
  • VocĆŖ vai dar conta de todo o trabalho sozinha ou precisarĆ” contratar auxiliares domĆ©sticos?Ā 
  • Sua geladeira estĆ” preparada para receber alta quantidade de comida e bebida? Se for o caso, pense em alugar um freezer de apoio
  • VocĆŖ vai precisar comprar gelo?
  • As mesas e cadeiras sĆ£o suficientes? AlĆ©m de acomodar todos os convidados, tenha algumas cadeiras extras para o caso de acompanhantes
  • As crianƧas terĆ£o algum cantinho especial? No caso de convidadas idosas, as cadeiras sĆ£o confortĆ”veis?Ā 
  • Os ingredientes a serem usados na festa jĆ” foram comprados? SerĆ£o o suficiente?

Nesse momento vale a pena trabalhar com listas e ir dando ā€œcheckā€ para nĆ£o esquecer nenhum detalhe!

Passo 7 – Ponha a mesa com estilo

Vamos falar a verdade: uma mesa bonita e arrumada torna qualquer refeição mais prazerosa! 

Não tem nada como sentar em uma mesa e perceber que tudo foi organizado com carinho, só pra gente se sentir confortÔvel.

A mesa posta nada mais é do que colocar a mesa de uma forma planejada e estética, com o auxílio de talheres, louças e acessórios. 

Além de tornar os momentos mais prazerosos, uma mesa posta também facilita o momento de servir e retirar a mesa. 

Para comeƧar, entenda qual ā€œtomā€ vocĆŖ quer dar Ć  sua mesa: no caso de um churrasco, vocĆŖ pode usar louƧas e acessórios mais despojados; jĆ” em uma recepção mais formal, vale entrar com itens mais chiques.Ā 

Feito isso, chegou a hora de comeƧar a organizar sua mesa de uma forma planejada — mas lembre-se: a casa Ć© sua, entĆ£o quem faz as regras Ć© vocĆŖ! O que vamos sugerir abaixo sĆ£o apenas algumas regrinhas de etiqueta para facilitar a sua vida, ok?

  • As louƧas devem ser escolhidas de acordo com o que serĆ” servido. Se vocĆŖ servirĆ” sopa, precisa deixar pratos fundos sobre a mesa; se vai servir bebidas como vinho ou martini, precisarĆ” de taƧas que faƧam jus a elas; se vai servir sobremesa, precisarĆ” de pratos e talheres menores… E assim por diante
  • NĆ£o use jogo americano por cima da toalha: ambos tĆŖm a função de proteger a mesa, entĆ£o acaba nĆ£o fazendo sentido optar pelos dois ao mesmo tempo
  • NĆ£o apoie os talheres direto na mesa, e sim no jogo americano ou toalha
  • Disponha pratos e talheres para a entrada + prato principal. O prato maior (prato principal) vai por baixo e o prato menor (entrada) vem por cima, apoiado sobre ele. Do lado esquerdo vocĆŖ colocarĆ” o garfo menor (entrada) e, entre o garfo menor e o prato, o garfo maior (prato principal). FaƧa a mesma coisa do lado direito com as facas
  • O fio das facas devem estar voltados para dentro

como por a mesa

Passo 8 – AbasteƧa a geladeira com bebidas

As bebidas são as grandes protagonistas da festa, então vale dedicar algum tempo pensando um pouco sobre elas. 

Sua recepção terÔ apenas bebidas prontas, como cerveja e vinho, ou você pretende oferecer algum tipo de cocktail aos convidados? 

Lembre-se sempre dos copos/taƧas necessƔrios para servir cada bebida e faƧa as contas com cuidado: antes sobrar do que faltar!

Outro ponto de atenção é a questão do gelo, que jÔ tratamos anteriormente aqui.

Passo 9 – O poder estĆ” nos detalhes

Antes de finalizar as dicas prĆ©-recepção, vamos sugerir que vocĆŖ fique atenta aos pequenos detalhes que vĆ£o dar um clima mĆ”gico Ć  sua recepção…

Realmente são detalhes que parecem pequenos, mas fazem toda a diferença em como cada convidado vai experienciar a sua casa:

  • Os aromas que ele vai sentir
  • O volume da mĆŗsica
  • A variedade de comidas/bebidas
  • A qualidade das bebidas
  • A limpeza e organização do local

Cuide dessas pequenas nuances, pois elas são poderosas!

anfitriã de sucesso

Durante a recepção…

Passo 10 – Tenha certeza de que todos se sintam bem-vindos e confortĆ”veis

Não é sensacional quando você vai a um restaurante e o dono vem até a mesa se certificar de que vocês estão curtindo a experiência?

Ɖ um detalhe tĆ£o simples, mas que nos deixa com uma sensação de acolhimento e carinho. No fundo, todo mundo adora receber atenção!

Durante as suas recepƧƵes, crie o hĆ”bito de olhar para cada convidado e se perguntar: ā€œo que posso fazer para tornar a noite dele mais agradĆ”vel?ā€.

Diga a todos para se sentirem em casa, mostre onde fica o banheiro e, se perceber olhares curiosos, faça um tour rÔpido pela casa. 

Convidados relaxados Ʃ sinƓnimo de alegria e noites inesquecƭveis!

Passo 11 – Apresente as convidadas umas Ć s outras

Uma das dicas que a gente mais gosta de dar Ć© justamente essa aqui: apresente as pessoas umas Ć s outras!

Geralmente, quando fazemos festinhas ou recepƧƵes, Ć© comum juntar pessoas de diversas ā€œtribosā€: algumas trabalham com a gente, outras sĆ£o da Ć©poca da faculdade, outras sĆ£o amigas de infĆ¢ncia…

Nesse momento, seria muito legal se esses grupos se misturassem, e vocĆŖ pode estimular isso apresentando as convidadas umas Ć s outras.Ā 

Pode ter certeza: depois de alguns drinks, essa apresentação feita por você vai acabar gerando papos incríveis, além de poder terminar em grandes amizades e até namoros. 

Suas convidadas nunca mais vão se esquecer do que fez por elas (:

Passo 12 – FaƧa questĆ£o de cada convidada

Como penĆŗltima dica, vale a pena tomar muito cuidado para que nenhuma convidada se sinta excluĆ­da da festa.Ā 

ƀs vezes, com toda a correria e nervosismo no dia da recepção, a gente nem percebe, mas o ambiente da festa acaba gerando desconforto em alguma pessoa.Ā 

E vamos ser francas: a última coisa que queremos é que alguém saia da sua casa com uma mÔ impressão, certo?!

Para que isso não aconteça, fique de olho nos seguintes pontos:

  • Procure ser democrĆ”tica na hora de dar atenção Ć s mesas e convidados. Uma anfitriĆ£ que se prende muito a uma só mesa pode passar a ideia de que nĆ£o se importa muito com os outros convidados
  • Se vocĆŖ notar que alguma convidada estĆ” sozinha e sem conseguir se enturmar, ajude nessa missĆ£o
  • De vez em quando, passe em cada uma das mesas para perguntar se estĆ” tudo ok e se estĆ£o precisando de alguma coisa
  • Se houver crianƧas brincando no local, veja se todas estĆ£o enturmadas ou se alguma mĆ£e precisa de ajuda para fazer o filho perder a vergonha

Passo 13 – Tudo pronto: agora vĆ” se divertir com suas convidadas!

Chegando ao fim da nossa lista, Ć© hora de relaxar!

Sim, a missão foi cumprida com sucesso e você também merece curtir a festa que preparou. 

Esqueça a louça, os imprevistos e tudo o que poderia estragar sua noite. Esteja 100% presente curtindo o momento com as pessoas que você ama e deixe todo o restante do trabalho para amanhã! 

E aí, serÔ que depois de todas essas dicas você aprendeu a ser uma anfitriã profissional?! A gente aposta que sim!

Caso tenha mais alguma dúvida sobre o tema, deixe um comentÔrio abaixo e faremos questão de continuar ajudando.

Um grande abraço e até a próxima! (:

 

Você também pode gostar...

3 comentƔrios

  1. […] Leia mais: AnfitriĆ£ Profissional: 13 passos para receber com classe […]

  2. […] – Comer em um restaurante presente no Guia Michellin 12 – Conhecer um Ć­dolo 13 – Cozinhar para os amigos 14 – Ir ao cinema sozinho 15 – Realizar um sonho de crianƧa 16 – Ver um show da […]

  3. […] excelente dica para a anfitriĆ£ da festa Ć© criar espaƧos instagramĆ”veis, onde os convidados possam tirar fotos individuais ou em […]

Deixe um comentƔrio

O seu endereço de e-mail não serÔ publicado. Campos obrigatórios são marcados com *