Você é aquela pessoa que adora receber convidadas em casa, mas fica sempre um pouco nervosa no dia da recepção?
EntĆ£o, calma! VocĆŖ nĆ£o estĆ” sozinhaā¦Ā
Mesmo as melhores anfitriĆ£s podem se sentir inseguras ou confusas no dia da recepção, mas a gente promete que existe um passo a passo que, se seguido, vai garantir que a festinha corra 100% dentro do planejado.Ā
No artigo de hoje vamos falar sobre 13 passos prĆ”ticos para receber suas convidadas como uma profissional.Ā
Nas próximas linhas vocĆŖ descobrirĆ” todos os segredos para se tornar aquela pessoa que faz reuniƵes inesquecĆveis e que todos gostam de visitar!Ā
Então vamos ao que interessa:
13 Passos para ser uma anfitriã de sucesso
Separamos este guia em dois momentos:
Antes da recepçãoā¦
Passo 1 – Prepare um cantinho (ou drink) InstagramĆ”vel
Hoje em dia a regra Ć© clara: se vocĆŖ nĆ£o postar, vocĆŖ nĆ£o foi!Ā
Perceba que, cada vez mais, as pessoas fazem questão de movimentar suas redes sociais. Você concordando ou não, é assim que as coisas funcionam.
Para ajudar suas convidadas a tirarem fotos lindas na sua festinha, você pode surpreendê-las com um cantinho instagramÔvel! Que tal?
Esse cantinho pode ser simples, desde que seja belo. Por exemplo: pode ser uma mesa de canto, decorada com algumas flores e capim dos pampas, que estĆ” super na moda.Ā
Se fizer sentido para o seu evento, vocĆŖ ainda pode recortar algumas plaquinhas com frases bem-humoradas, igual aquelas de casamento, para que as convidadas mostrem na hora de tirar a foto.Ā
Outra ideia interessante: se você não quiser fazer um cantinho InstagramÔvel, pode preparar bebidas InstagramÔveis que venham com um recadinho motivacional na borda. Super legal para fotos (:
Passo 2 – Selecione as playlists certas
O que seria da vida sem a mĆŗsica?Ā
Na hora de receber os amigos, seja para uma festinha ou um jantar, pense nas playlists certas com antecedĆŖncia.Ā
O Spotify jĆ” fez 80% do trabalho criando playlists de acordo com a ocasiĆ£o, agora cabe a vocĆŖ selecionar as melhores!Ā
Abaixo estĆ£o algumas sugestƵes:Ā
- Totally stress free
- Drinks no sofĆ”
- Jantar relax
- Caipirinha
- Beer & Wings
- Wine & Dine
- Discover weekly (descobertas da semana)
Passo 3 – Deixe o banheiro um brinco
Para as convidadas, o banheiro Ć© o cĆ“modo mais importante da casa.Ā
Quantas vezes vocĆŖ jĆ” nĆ£o visitou uma casa ou estabelecimento e ficou encantada com toda aquela limpeza, aromas e charme?Ā
Poder usar um banheiro bem limpinho e cheiroso Ć© uma das grandes impressƵes que as convidadas levam para a casa, mesmo que isso pareƧa meio bobo.Ā
AlƩm de caprichar na limpeza, vale tomar alguns cuidados extras:
- Se for receber muita gente, deixe toalhas de papel disponĆveis, por uma questĆ£o de higiene
- Compre um kit com difusor e sabonete lĆquido para deixar sobre a pia, esse mimo faz vocĆŖ ganhar mil pontos com as convidadas
- Prepare um kit de emergĆŖncia com alguns itens ācoringaā como um pacote de absorventes, balas de menta e remĆ©dio para dor de cabeƧa. Deixe em uma cestinha Ć vista para qualquer eventualidade.Ā
Passo 4 – Pense em um cardĆ”pio democrĆ”tico
Se vocĆŖ vai receber pessoas em sua casa, Ć© de bom tom perguntar a cada convidada sobre suas restriƧƵes alimentares ou alimentos de que nĆ£o gosta.Ā
JĆ” imaginou temperar o prato principal com camarĆ£o e descobrir que muitos convidadas tĆŖm alergia a frutos do mar?!Ā
Para evitar situaƧƵes constrangedoras (e atĆ© mesmo perigosas) como essa, pergunte a cada convidada sobre suas restriƧƵes e preferĆŖncias.Ā
TambƩm Ʃ importante descobrir se existem veganos ou vegetarianos entre eles.
Passo 5 – Selecione os melhores aperitivos
Antes do prato principal, jĆ” Ć© costume servir aperitivos para que as convidadas possam ir matando a fome enquanto tomam alguma bebida.Ā
Nessa hora, deixe a criatividade fluir e selecione de 2 a 5 aperitivos que ficarão responsÔveis por deixar o papo muito mais gostoso e interessante.
Abaixo listamos ideias de aperitivos simples e sofisticados para vocĆŖ preparar!
Aperitivos simples para receber os amigos:
- Mix de castanhas
- Salgadinhos fritos
- TƔbua de frios
- Batata frita
- Nachos
Aperitivos mais sofisticados:
- Bruschettas
- Tortinhas de espinafre
- CanapƩs
- Carpaccios
- Canollis salgados
Passo 6 – Planeje com antecedĆŖncia
Se tem algo que toda anfitriĆ£ de sucesso precisa cultivar Ć© a capacidade de se planejar com antecedĆŖncia.Ā
Por mais que pareƧa simples, organizar uma recepção em casa envolve uma sĆ©rie de detalhes que podem gerar dor de cabeƧa.Ā
Alguns pontos para ficar atenta:Ā
- A louça que você tem em casa é suficiente? Pense se não estÔ correndo o risco de faltar talheres, copos ou taças no meio da festa
- VocĆŖ vai dar conta de todo o trabalho sozinha ou precisarĆ” contratar auxiliares domĆ©sticos?Ā
- Sua geladeira estĆ” preparada para receber alta quantidade de comida e bebida? Se for o caso, pense em alugar um freezer de apoio
- VocĆŖ vai precisar comprar gelo?
- As mesas e cadeiras são suficientes? Além de acomodar todos os convidados, tenha algumas cadeiras extras para o caso de acompanhantes
- As crianƧas terĆ£o algum cantinho especial? No caso de convidadas idosas, as cadeiras sĆ£o confortĆ”veis?Ā
- Os ingredientes a serem usados na festa jÔ foram comprados? Serão o suficiente?
Nesse momento vale a pena trabalhar com listas e ir dando ācheckā para nĆ£o esquecer nenhum detalhe!
Passo 7 – Ponha a mesa com estilo
Vamos falar a verdade: uma mesa bonita e arrumada torna qualquer refeição mais prazerosa!Ā
Não tem nada como sentar em uma mesa e perceber que tudo foi organizado com carinho, só pra gente se sentir confortÔvel.
A mesa posta nada mais Ć© do que colocar a mesa de uma forma planejada e estĆ©tica, com o auxĆlio de talheres, louƧas e acessórios.Ā
AlĆ©m de tornar os momentos mais prazerosos, uma mesa posta tambĆ©m facilita o momento de servir e retirar a mesa.Ā
Para comeƧar, entenda qual ātomā vocĆŖ quer dar Ć sua mesa: no caso de um churrasco, vocĆŖ pode usar louƧas e acessórios mais despojados; jĆ” em uma recepção mais formal, vale entrar com itens mais chiques.Ā
Feito isso, chegou a hora de comeƧar a organizar sua mesa de uma forma planejada ā mas lembre-se: a casa Ć© sua, entĆ£o quem faz as regras Ć© vocĆŖ! O que vamos sugerir abaixo sĆ£o apenas algumas regrinhas de etiqueta para facilitar a sua vida, ok?
- As louças devem ser escolhidas de acordo com o que serÔ servido. Se você servirÔ sopa, precisa deixar pratos fundos sobre a mesa; se vai servir bebidas como vinho ou martini, precisarÔ de taças que façam jus a elas; se vai servir sobremesa, precisarÔ de pratos e talheres menores⦠E assim por diante
- Não use jogo americano por cima da toalha: ambos têm a função de proteger a mesa, então acaba não fazendo sentido optar pelos dois ao mesmo tempo
- NĆ£o apoie os talheres direto na mesa, e sim no jogo americano ou toalha
- Disponha pratos e talheres para a entrada + prato principal. O prato maior (prato principal) vai por baixo e o prato menor (entrada) vem por cima, apoiado sobre ele. Do lado esquerdo você colocarÔ o garfo menor (entrada) e, entre o garfo menor e o prato, o garfo maior (prato principal). Faça a mesma coisa do lado direito com as facas
- O fio das facas devem estar voltados para dentro
Passo 8 – AbasteƧa a geladeira com bebidas
As bebidas sĆ£o as grandes protagonistas da festa, entĆ£o vale dedicar algum tempo pensando um pouco sobre elas.Ā
Sua recepção terĆ” apenas bebidas prontas, como cerveja e vinho, ou vocĆŖ pretende oferecer algum tipo de cocktail aos convidados?Ā
Lembre-se sempre dos copos/taƧas necessƔrios para servir cada bebida e faƧa as contas com cuidado: antes sobrar do que faltar!
Outro ponto de atenção é a questão do gelo, que jÔ tratamos anteriormente aqui.
Passo 9 – O poder estĆ” nos detalhes
Antes de finalizar as dicas prĆ©-recepção, vamos sugerir que vocĆŖ fique atenta aos pequenos detalhes que vĆ£o dar um clima mĆ”gico Ć sua recepçãoā¦
Realmente são detalhes que parecem pequenos, mas fazem toda a diferença em como cada convidado vai experienciar a sua casa:
- Os aromas que ele vai sentir
- O volume da mĆŗsica
- A variedade de comidas/bebidas
- A qualidade das bebidas
- A limpeza e organização do local
Cuide dessas pequenas nuances, pois elas são poderosas!
Durante a recepção…
Passo 10 – Tenha certeza de que todos se sintam bem-vindos e confortĆ”veis
Não é sensacional quando você vai a um restaurante e o dono vem até a mesa se certificar de que vocês estão curtindo a experiência?
à um detalhe tão simples, mas que nos deixa com uma sensação de acolhimento e carinho. No fundo, todo mundo adora receber atenção!
Durante as suas recepƧƵes, crie o hĆ”bito de olhar para cada convidado e se perguntar: āo que posso fazer para tornar a noite dele mais agradĆ”vel?ā.
Diga a todos para se sentirem em casa, mostre onde fica o banheiro e, se perceber olhares curiosos, faƧa um tour rĆ”pido pela casa.Ā
Convidados relaxados Ć© sinĆ“nimo de alegria e noites inesquecĆveis!
Passo 11 – Apresente as convidadas umas Ć s outras
Uma das dicas que a gente mais gosta de dar Ć© justamente essa aqui: apresente as pessoas umas Ć s outras!
Geralmente, quando fazemos festinhas ou recepƧƵes, Ć© comum juntar pessoas de diversas ātribosā: algumas trabalham com a gente, outras sĆ£o da Ć©poca da faculdade, outras sĆ£o amigas de infĆ¢nciaā¦
Nesse momento, seria muito legal se esses grupos se misturassem, e vocĆŖ pode estimular isso apresentando as convidadas umas Ć s outras.Ā
Pode ter certeza: depois de alguns drinks, essa apresentação feita por vocĆŖ vai acabar gerando papos incrĆveis, alĆ©m de poder terminar em grandes amizades e atĆ© namoros.Ā
Suas convidadas nunca mais vão se esquecer do que fez por elas (:
Passo 12 – FaƧa questĆ£o de cada convidada
Como penĆŗltima dica, vale a pena tomar muito cuidado para que nenhuma convidada se sinta excluĆda da festa.Ā
Ćs vezes, com toda a correria e nervosismo no dia da recepção, a gente nem percebe, mas o ambiente da festa acaba gerando desconforto em alguma pessoa.Ā
E vamos ser francas: a última coisa que queremos é que alguém saia da sua casa com uma mÔ impressão, certo?!
Para que isso não aconteça, fique de olho nos seguintes pontos:
- Procure ser democrÔtica na hora de dar atenção às mesas e convidados. Uma anfitriã que se prende muito a uma só mesa pode passar a ideia de que não se importa muito com os outros convidados
- Se você notar que alguma convidada estÔ sozinha e sem conseguir se enturmar, ajude nessa missão
- De vez em quando, passe em cada uma das mesas para perguntar se estÔ tudo ok e se estão precisando de alguma coisa
- Se houver crianças brincando no local, veja se todas estão enturmadas ou se alguma mãe precisa de ajuda para fazer o filho perder a vergonha
Passo 13 – Tudo pronto: agora vĆ” se divertir com suas convidadas!
Chegando ao fim da nossa lista, Ć© hora de relaxar!
Sim, a missĆ£o foi cumprida com sucesso e vocĆŖ tambĆ©m merece curtir a festa que preparou.Ā
EsqueƧa a louƧa, os imprevistos e tudo o que poderia estragar sua noite. Esteja 100% presente curtindo o momento com as pessoas que vocĆŖ ama e deixe todo o restante do trabalho para amanhĆ£!Ā
E aĆ, serĆ” que depois de todas essas dicas vocĆŖ aprendeu a ser uma anfitriĆ£ profissional?! A gente aposta que sim!
Caso tenha mais alguma dúvida sobre o tema, deixe um comentÔrio abaixo e faremos questão de continuar ajudando.
Um grande abraço e até a próxima! (:
[…] Leia mais: AnfitriĆ£ Profissional: 13 passos para receber com classe […]
[…] – Comer em um restaurante presente no Guia Michellin 12 – Conhecer um Ćdolo 13 – Cozinhar para os amigos 14 – Ir ao cinema sozinho 15 – Realizar um sonho de crianƧa 16 – Ver um show da […]
[…] excelente dica para a anfitriĆ£ da festa Ć© criar espaƧos instagramĆ”veis, onde os convidados possam tirar fotos individuais ou em […]