O tema casa geminada é cada vez mais conhecido e pesquisado pelas pessoas. Prova disso é você estar aqui agora, lendo um artigo justamente sobre esse assunto.
O que é uma casa geminada? Quais as suas vantagens e desvantagens? Como é morar em uma casa geminada?
A resposta para todas essas dúvidas você vai encontrar no artigo de hoje. Então continue com a gente e vamos começar!
O que é uma casa geminada?
Casas geminadas levam esse nome pela ideia de serem irmãs gêmeas: elas compartilham o mesmo telhado, parede, alvenaria e podem até mesmo ter uma planta idêntica (apesar disso não ser uma regra).
Antes de continuar, um adendo: GEMINADA é diferente de GERMINADA. Muita gente confunde os termos, mas eles são completamente diferentes.
Enquanto geminada vem do conceito de “gêmeos”, germinada vem do verbo “germinar”, que significa “brotar”, “crescer”.
Qual a vantagem de uma casa geminada?
A grande vantagem de morar em uma casa geminada é, sem sombra de dúvidas, o preço mais acessível.
Atualmente, muitos proprietários de grandes terrenos optam por construir casas geminada por conta dos menores custos.
Essa redução de custos tem a ver com o compartilhamento do mesmo lote por duas ou mais construções, além de também dividirem o mesmo projeto.
Assim como gera economia para o construtor, a casa geminada também é mais barata para o comprador do imóvel, que poderá desfrutar da mesma localização/qualidade dos imóveis tradicionais da região, mas pagando bem menos por isso.
Os custos futuros com manutenção (tubulação, rede elétrica etc) também serão mais baixos, já que devem ser divididos por todos os moradores conjugados.
Qual a desvantagem de uma casa geminada?
A maior desvantagem de uma casa geminada é, sem dúvida, a falta de privacidade.
Quando se tem um imóvel que compartilha a mesma estrutura com outro(s), é comum que os ruídos de uma casa sejam ouvidos na outra, por exemplo.
Além disso, é possível que o seu vizinho não cuide muito bem da casa, fazendo surgir problemas como infiltrações, goteiras e panes elétricas, que também vão gerar gastos para você.
Uma outra desvantagem tem a ver com luz natural e ventilação: em casas geminadas, é muito comum que um dos lados acabe recebendo pouco vento e/ou luz do sol. Isso pode tornar a casa mais fria e provocar problemas de infiltrações, umidade e fungos.
Por último, a falta de flexibilidade para fazer reformas é mais um ponto negativo.
Enquanto em um imóvel tradicional, o proprietário pode fazer pequenas reformas sempre que desejar, o mesmo não acontece em casas geminadas. Se você quiser mudar a fachada, por exemplo, precisará entrar em acordo com seu(s) vizinho(s).
Plantas de casas geminadas
Engana-se quem pensa que uma casa geminada é sempre simples e apertada. Na verdade, como você verá nas fotos a seguir, existem projetos incríveis desse tipo por aí!
No caso da planta de casas geminadas, ela pode prever imóveis com uma estrutura idêntica ou não, isso não é uma regra. Além disso, é interessante que o arquiteto ou engenheiro tenha um olhar especial para esse tipo de projeto, de modo a tentar amenizar as desvantagens do convívio em um imóvel assim.
Confira algumas fotos e inspire-se:
[…] Leia mais: Casa Geminada – o que é, vantagens, desvantagens e fotos […]