A cor marsala é uma daquelas cores quentes, sensuais, que levam personalidade para qualquer espaço.
Muito conhecida por ser utilizada em casamentos, ela ganhou ainda mais fama em 2015, quando a Pantone a premiou como a cor do ano.
Naturalmente sofisticado, o marsala fica entre o vermelho e o marrom, podendo ser utilizados em diferentes tipos de propostas.
Quer aprender a decorar com esse tom e conferir algumas inspirações incríveis? Então continue com a gente!
Qual o significado da cor marsala?
Quando falamos de uma cor, é sempre importante entender quais sensações e significados estão por trás dela.
Se você quer criar um ambiente que projeta confiança, autoestima, sedução e mistério, acertou em cheio ao utilizar a cor marsala.
Além de “aquecer” o ambiente, o tom remete ao glamour e também pode ser utilizado como um elo com o seu lado divino/espiritual — já viu alguns budistas utilizando uma faixa de tecido marsala acima da túnica? (:
Por ser uma cor cheia de vitalidade, o marsala combina com pessoas dispostas, alto astral e que gostam de estar sempre em movimento.
Como usar marsala na decoração?
Não existe uma regra fixa na hora de usar a cor dentro da decoração, mas, de qualquer forma, podemos te passar algumas ideias gerais para seguir na hora de decorar com a cor marsala!
A primeira sugestão é: se a ideia é criar um ambiente sofisticado, pense em mesclar o marsala, que é uma variação de uma cor primária (vermelho), com as outras duas cores primárias (amarelo e azul).
É claro que você não vai usar esses tons originais, o que deixaria a sua casa muito colorida e carregada.
A ideia aqui é pegar tons pigmentados, como o caramelo e o azul marinho e tentar jogá-los em alguns pontos específicos da decoração.
A segunda forma de decorar com marsala é criar ambientes monocromáticos, utilizando tons mais claros e mais escuros em suas paredes, móveis e objetos de decoração.
Por último, você também pode fazer uma decoração complementar, utilizando a cor oposta ao marsala no círculo de cores.
No nosso caso, essa cor seria um verde mais fechado, com bastante pigmentação preta.
Seja como for, não se esqueça do princípio mais importante na hora de decorar: busque pelos tons corretos, até mesmo dentro da paleta do marsala, para transmitir as sensações e ideias que você deseja.
Se for decorar ambientes pequenos, procure utilizar esse tipo de tom de forma pontual, em um móvel ou objeto decorativo.
Confira algumas ideias:
[…] já fizemos com outros tons, como o marsala e o azul tiffany, hoje chegou a hora de fazer a cor mostarda brilhar! Abaixo você confere seus […]
[…] já percebeu como vários halls de entrada são pintados com uma cor específica e […]