Aprender a controlar a ansiedade e o estresse é um desafio diário, principalmente para nós, brasileiros, que vivemos no país mais ansioso do mundo.
É claro que, de vez em quando, todos nos sentimos ansiosos. O problema, porém, é quando precisamos conviver diariamente com essa sensação de medo e angústia, como se algo de ruim sempre estivesse prestes a acontecer.
Se identificou? Então fique com a gente, pois no artigo de hoje falaremos um pouco sobre dicas para controlar a ansiedade e o estresse em seu dia a dia!
Como controlar a ansiedade?
Aprenda a soltar
Uma das coisas mais poderosas que um ansioso pode fazer por si mesmo é aprender a soltar.
Soltar a raiva, as expectativas, os julgamentos, a necessidade de ser aprovado a todo instante…
Muitas vezes, determinadas situações ruins ocorrem em nosso dia e, ao invés de deixar aquilo ir, ficamos remoendo por horas e horas, sem tomar nenhuma atitude a respeito.
Essa é uma armadilha da mente, que se alimenta desses pensamentos negativos. Na verdade, se você já decidiu que não fará nada a respeito, por que ficar remoendo aquela bronca do chefe ou fechada no trânsito?
Isso só vai estimular a raiva e te prender cada vez mais nos próprios pensamentos. Aprenda a soltar e veja como as coisas ficam mais leves!
Tire as coisas da sua mente e coloque no papel
Você sabia que a sua ansiedade pode ser reflexo de uma bagunça interna?
Com o dia a dia cheio de tarefas, nossa mente está sempre em alerta para buscar o que ainda falta ser feito…
Se você não anotar seus compromissos e ideias em algum lugar, toda essa nuvem de afazeres fica rondando a sua mente e você sempre fica com aquela sensação de que está esquecendo de alguma coisa.
Além de ajudar na produtividade, anotar as coisas no celular ou em um papel pode ser um incrível hábito anti-ansiedade.
Questione constantemente os seus pensamentos negativos
Como dissemos há pouco, nossa mente é uma máquina que se alimenta de pensamentos… Ela gosta de estar sempre em ação.
Portanto, partindo dessa premissa, é importante que você entenda algo fundamental: VOCÊ NÃO É A SUA MENTE.
Isso mesmo: apesar de a maioria das pessoas nunca se dar conta disso, somos elementos dissociados das nossas mentes, pois em diversas ocasiões a mente não age em nosso benefício.
Daí vem a importância de aprender a questionar cada pensamento negativo…
Mas como assim?!
Vamos dizer, por exemplo, que em uma tarde qualquer você esteja no escritório e o chefe, em um tom mais seco, pede um relatório sobre as vendas do dia.
Nessa hora, a ansiedade não deixa você “soltar” a situação e se concentrar em fazer o relatório… Sua mente agora está se perguntando: “por que ele falou nesse tom comigo?”
E aí surgem as hipóteses…
“Será que foi por que eu atrasei o último relatório?”
“Nossa, ele provavelmente teve a atenção chamada por causa disso e agora está com raiva de mim…”
“O pior é que eu soube que talvez tenha corte de pessoal, vou ser demitido?”
Ou seja: você sai de uma situação completamente rotineira e banal para uma conclusão séria, grave, mas sem fundamento nenhum na realidade.
No fim das contas, o chefe só estava de mau-humor porque o filho estava internado ou porque acabou de sair de uma reunião estressante.
Nada como um dia após o outro…
Por último, lembre-se de que você já viu o fim do mundo por algumas vezes e, no outro dia, estava tudo bem.
Não há bem que nunca termine e nem mal que dure para sempre. Aconteça o que acontecer, siga dando o seu melhor e lembre-se que as fases ruins sempre passam!
***
Depois dessas dicas sobre como controlar a ansiedade e a angústia em seu dia a dia, é muito válido ressaltar a importância de buscar apoio profissional nesse momento.
Se você desconfia que está convivendo com o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), a melhor arma à sua disposição é a terapia e, se for o caso, tratamento via ansiolíticos.
Muitos ansiosos desenvolvem a TAG por um motivo estritamente anatômico: o cérebro não libera determinados hormônios na quantidade certa, e é nessa equação que os medicamentos agem. Outros, conseguem resolver grande parte do problema entrando em contato com a terapia e mudando o seu jeito de interpretar o mundo.
Procure ajuda e depois volte para nos contar se não valeu a pena! (:
Leia mais — Plantas para Home Office: 5 espécies perfeitas para seu escritório
Leia mais — 30 Ideias criativas de presentes para homens
Leia mais — 20 Tipos de palmeiras perfeitas para a sua decoração
[…] Ler mais: Como controlar a ansiedade? Veja 4 dicas […]
[…] Leia mais: 4 Dicas para controlar o estresse e a ansiedade […]
[…] movimento americano chamado de “The Semicolon Tattoo Project” incentiva pessoas com depressão, ansiedade e tendências suicidas a tatuarem um ponto e vírgula e compartilharem uma fotografia da arte nas […]